terça-feira, 18 de dezembro de 2007

"Respiro com as asas..."

Olá Ricardo!
Às vezes é assim. Nasce-me uma frase, por um vulgar acaso, e fico a pensar nela durante dias. A última frase foi essa. "Respiro com as asas..." Mas que raio quero eu dizer com isto?
Creio que é assim que surgem grande parte dos meus textos - por uma frase vinda do nada. Depois, o método é sempre o mesmo. Ligo o computador e abro o Word. Acendo um cigarro e abandono-o no cinzeiro, até adormecer o vício. Basta-me respirar o fumo azulado. Quando termino de escrever, acendo outro e este fumo-o mesmo, enquanto leio o que acabei de escrever. No mais das vezes, a frase que deu origem à divagação de palavras nem aparece no texto final. Mas julgo que é mesmo assim. Nem tudo o que nos faz respirar e nos obriga a viver, está patente nas nossas vidas, visível, à mostra. Aliás, insistimos em manter a maior parte das nossas motivações escondidas dos demais. Os nossos amores, os nossos medos, os nossos desejos. Porque são nossos e de mais ninguém, mantemo-los afastados dos outros. Só uma vez por outra os manifestamos. E apenas e só quando nos sentimos tão próximos de alguém, que seria ofensa esconder.
Sabes Ricardo?... Respiro com as asas porque ambiciono voar. Porque inspirar não pode ser só engolir o ar. É também inspirarmo-nos pelo que nos rodeia, para que possamos crescer cada vez mais, para evoluir em direcção a um sonho, seja ele qual for. Para voar...
Estou a escrever um livro. Este é mais técnico, sobre o perfil do animador sociocultural, tema, como sabes, que muito me diz respeito. Estou a escrevê-lo com os meus alunos do 2º ano do Curso Profissional de Animação Sociocultural (que corresponde ao 11ºano de uma secundária)da Escola Profissional de Tondela. Estou a gostar de trabalhar com eles. Vai ser um livro, no jeito de boletim, para informar as pessoas do que é, de facto, um Animador Sociocultural.
Irás gostar de lê-lo, com certeza. Nem que seja por ser mais um livro escrito por mim, apesar de desta vez o estar a fazer em parceria com mais dezoito pessoas.
E tu? Como estás? As actividades de Natal da tua escola correram bem? Como foi o teu 1º período de aulas, Sr. Professor de Religião e Moral? (Ainda é assim que se chama a disciplina?)
Abraço
Ruy

Nenhum comentário: